No laboratório, os cientistas japoneses conseguiram transmitir a imagem de um gato codificado em qubits, os bits quânticos. |
O teletransporte é um procedimento baseado na transferência de informação quântica via luz, de um local a outro. Até então tinha sido uma persistente utopia aos cientistas, fazendo com que as informações fossem alteradas com o transporte, ou deixando tal transporte demasiadamente lento.
Cientistas japoneses, todavia, anunciaram na semana passada o primeiro teletransporte quântico de um conjunto complexo de informações, um marco na comunicação quântica.
O estudo foi liderado pelo professor Akira Furusawa, na Universidade de Tóquio, e possibilita o pensamento na criação de redes de transmissão de dados mais velozes, baseados em tal tecnologia, ou mesmo a abertura de caminho para o desenvolvimento da computação quântica, permitindo a movimentação de blocos de informação num computador de forma mais rápida.
Autor: Diego Souza.
Fonte: Portal Exame.com. Teletransporte quântico é realizado no Japão. Disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/teletransporte-quantico-e-realizado-no-japao. Acessado em: 25/04/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário