O diretor francês Luc Besson iniciou no parque Futuroscope uma atração em 4D inspirada no universo animado de seu filme 'Arthur e os Minimoys. A quarta dimensão consiste em acrescentar ao 3D a estimulação sensorial, além da visão e da audição. Assim, através de dispositivos especiais, o espectador pode sentir na pele efeitos climatológicos como vento, chuva e neve, perceber cheiros sintéticos, e efeitos avançados de luz e de som. Além disso, a essa combinação podem ser acrescentados assentos articulados que movimentam o espectador ao ritmo da ação mostrada na tela.
As quatro dimensões não são uma novidade, só que as melhorias no sistema estão motivando seu ressurgimento. Há anos, espaços interativos de parques de atrações, zoológicos e outros centros de lazer estão trabalhando com elas.
Sem sair do assento do cinema, o participante se vê imerso em uma corrida frenética na qual se esquiva de ratos gigantes, fica preso em uma teia de aranha, é roçado pela língua de uma rã e impulsionado por túneis e precipícios.
Autor: Gabriella de Sá
Fonte: Terra. Cinema em 4D promete novas sensações que vão além do 3D. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/mundo-em-3d/noticias/0,,OI5099668-EI17669,00-Cinema+em+D+ promete+novas+sensacoes+que+vao+alem+do+D.html.
Acesso em: 28 de abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário