Cientistas descobriram que o magnetismo da luz pode ser milhões de vezes mais forte do que o previsto pela teoria atual. |
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de construir uma "bateria óptica".
A luz tem componentes elétricos e magnéticos. Até pouco tempo, os cientistas acreditavam que os efeitos do campo magnético da luz eram tão fracos que eles poderiam ser ignorados, então pela primeira vez mediram o magnetismo da luz e fizeram esta extraordinária descoberta .
O que os pesquisadores descobriram que na intensidade certa, quando a luz viaja através de um material que não conduz eletricidade, o campo de luz pode gerar efeitos magnéticos que são 100 milhões de vezes mais fortes do que o esperado. O que tornou isto possível é uma espécie de "retificação óptica" que nunca havia antes sido detectada.
Eles prevêem que, com materiais melhores, será possível alcançar uma eficiência de 10% na conversão da energia solar em energia utilizável. Isso é praticamente equivalente à eficiência das células solares vendidas no comércio hoje, embora já existam células solares muito mais eficientes em escala de laboratório.
Autor: Suellen Cristina Freitas de Carvalho
Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Energia solar pode ser possível sem células solares. Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-solar-sem-celulas-solares&id=010115110426&ebol=sim> Acesso: 26 de abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário