Sensores infravermelhos ou sensores de toque poderão ser adaptados ao GPS.
Criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em colaboração com a Volkswagen, o AIDA 2.0 (Affective Intelligent Driving Agent) é um sistema de navegação conceitual que usa o painel do carro como um display 3D.
Isso é apenas um conceito ainda em desenvolvimento pela Volkswagen, mas o objetivo é tentar facilitar ao máximo a vida dos usuários do GPS. Além do mapa em si, todas as demais funções do GPS comum estão presentes neste conceito, como localização de restaurantes, atrações turísticas e pontos de interesse. Tudo isso aparentemente será controlado ou por sensores infravermelhos ou por sensor de toque. De qualquer forma, torna-se muito mais intuitivo e de fácil acesso a qualquer um que esteja dirigindo o veículo.
Ainda é incerto se esse tipo de tecnologia será aprovada pelas leis de trânsito (especialmente no caso do Brasil). Além disso, é preciso saber se esse modelo facilitará ou dificultará a direção, devido à quantidade de informações que são mostradas ao mesmo tempo para o motorista. Mas como vivemos na era da informação, é possível que até isso se tornar real, já estejamos suficientemente adaptados para essa inovação.
Autor: Gustavo Alves.
Fonte: Disponível em: < http://www.autobuzz.com.br/2011/05/05/aida-2-0-volkswagen-e-mit-mostram-o-futuro-do-gps/ >.
Fantasticoo!
ResponderExcluir