Supercomputador da IBM, WATSON |
Watson, o novo supercomputador da IBM é constituido de 90 computadores de grande porte que funcionam em paralelo. Eles somam o tamanho de dez geladeiras. Watson é um software abrigado num supercomputador experimental tão caro que nem as empresas podem comprar. Seus sistemas de reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural (a fala) são os mais avançados que existem.
O supercomputador Watson vai realizar tarefas em hospitais para ajudar a diagnosticar doenças em pacientes, o computador possui um imenso banco de dados onde armazena sintomas de doenças, quando for acionado pelo médico a respeito de um conjunto de sintomas do paciente o computador fará uma busca em centenas de milhares de artigos em periódicos e estudos do caso e fornecerá 6 possibilidades de patologias e os seus respectivos níveis de confiança, a partir daí o médico fará sua função e determinará seu diagnóstico, o uso dessa inovação tecnológica na medicina diminuirá o tempo e os erros no diagnóstico de pacientes.
Autor: Antônio Fernando Soares de Almeida Filho
Fonte: OFICINADANET, Super computador Watson contribui para a medicina. Disponível em http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/3630/supercomputador_watson_contribuira_para_a_medicina Acesso em 01 de maio de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário