quinta-feira, 14 de abril de 2011

Brasileiras criam projeto de geladeira de mão

Duas designers brasileiras, Giulia Henne e Rebeca Carletti, criaram o então denominado PalmFridge, ou “refrigerador de mão”, em parceria com a General Eletrics (GE), trazendo um conceito de melhor uso dos eletrodomésticos.
A dupla das recém-formadas em Desenho Industrial pelo Instituto Europeo di Design se apoiou na idéia de “eletrodomésticos de 2020”.
O conceito de eletrodoméstico mobile incorporado na micro-geladeira traz o caráter portátil aliado à versatilidade, por ser recarregável e resfriar não apenas seu conteúdo interno, mas também o ar ao seu redor.
Há ainda possibilidades em estudo de comportar carregamento wireless e bateria independente. Algumas alternativas de uso incluiriam o resfriamento de bebidas e alimentos ou mesmo a utilização como uma espécie de bolsa térmica digital.
Autor: Diego Souza.

Fonte: Portal Exame.com. Brasileiras criam projeto de geladeira de mão. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/negocios/inovacao/galerias/design/brasileiras-criam-projeto-de-geladeira-de-mao >. acessado em: 10/04/2011.


Cooler ice gel

O Cooler ice gel da Newlink é um produto diferenciado, pois não precisa de fontes de alimentação. Esse produto possui cristais macromoleculares que absorvem e dissipam o excesso de calor e matem o notebook sempre refrigerado.  Acima de 25º esses cristais ficam em forma de gel para agilizar a recristalização das moléculas e é necessário colocar o cooler no freezer. Esse produto suporta notebook de 10 a 17 polegadas e é considerando ecologicamente correto porque não usam energia elétrica e não emite poluentes que agridem o ambiente. Com isso, prolonga a vida útil do notebook. É fácil de ser transportado por ser produzido por um material leve. É preciso tomar cuidado com líquidos. Pois, o produto é feito de tecido. Mas, é fácil de limpar. A utilização do cooler é fácil, basta apenas colocar o notebook sobre ele. E ao testá-lo foi observada a falta de um elástico ou suporte na parte frontal para segurar o mesmo. Pesa em media 600 gramas e o preço sugerido é R$ 79,00 e esse preço é valido até o final de abril de 2011. 

Autor: Priscila Castro Lima

Fonte: < http://www.itweb.com.br/It-web-tv/index.asp?video=2004 >. Vídeo disponibilizado em 22/03/2011.

Produtos inovadores renovam o mercado paraibano

Um exemplo de inovação de uma empresa paraibana foi a criação de produtos diferencias que fazem bem a saúde, curam doenças e ajudam a reduzir o lançamento de resíduos no ambiente.  É um chocolate que virou produtos nas prateleiras das farmácias sendo que ele é acrescido de componentes fitoterápicos e quando ingeridos proporcionam a sensação de bem estar. Esse produto é ideal para pessoas que não gostam de comprimidos ou substancias amargas podem comer o chocolate e cuidar da saúde e ainda pode ser manipulado de acordo com as indicações dos médicos.

Autor: Priscila Castro Lima



iPad muda trabalho de vendas em farmacêutica

A TI da Galderma inovou a rotina dos representantes de vendas mudando os catálogos impressos para iPad interativo. O gerente de TI da companhia focada em produtos farmacêuticos, relata que os catálogos demoravam, em média, 40 dias para chegar até a equipe comercial e também os representantes passavam 100 dias com o mesmo impresso. O tempo de trabalho na escolha de parceiros e o projeto piloto foram dois meses e teve um envolvimento com a Apple na criação de aplicação e negociações. Criou um aplicativo de versão multimídia do visual Aid. O investimento para essa inovação foi de R$ 350 mil e custo foi mais barato que a impressão e teve o beneficio na atualização.

Autor: Priscila Castro Lima

Fonte: <  http://www.informationweek.com.br/ > . Edição de Fevereiro de 2011, p. 24.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cientista mostra que tecnologia "de mentira" usada pelo Google já existe

No Dia da Mentira o Google criou um vídeo sobre um suposto novo recurso, o Gmail Motion, no qual diz que não é mais necessário usar o mouse e o teclado para escrever ou responder um e-mail, e que basta usar os movimentos do corpo, com a ajuda de uma webcam e de um algoritmo desenvolvido pelo Google para abrir uma mensagem, fazendo gestos como se estivesse abrindo um envelope. O engraçado, é que pouca gente sabia que essa tecnologia já existe. Criado por Evan Suma, sistema usa um sensor do Kinect para captar movimentos. Em dezembro do ano passado, ele mostrou o software que desenvolveu, o FAAST (Kit de Ferramentas de Ação Flexível e Esqueleto Articulado, em inglês). A tecnologia já é usada para jogar games, e permitirá aos cirurgiões procurar imagens de um paciente sem ter de parar a cirurgia. Suma decidiu então, como brincadeira, montar um sistema para funcionar com o Gmail, que foi apelidado de SLOOW (Biblioteca de Software para Otimizar Aceno Obrigatório), que lembra “slow” (lento).



Autora: Lesley Brandão

Fonte: CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Google e outras empresas de tecnologia tentam enganar internautas no 1o de abril. Disponível em <http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/google-e-outras-empresas-de-tecnologia-tentam-enganar-internautas-no-1o-de-abril-20110401.html>. 

Pesquisadores Montam Menor Computador do Mundo

Pesquisadores da Universidade de Michigan divulgaram a criação do menor computador do mundo. Em um pacote que é pouco mais de 1 milímetro cúbico, o sistema possui um microprocessador de baixa potência ultra, um sensor de pressão, a memória, uma bateria de filme fino, uma célula solar e um rádio wireless com uma antena que pode transmitir dados a um leitor externo. O equipamento atinge uma escala milimétrica e será utilizado para tratamentos oculares, com o objetivo de monitorar a pressão interna do olho. A cada 15 minutos, o sistema é acionado para fazer o monitoramento, consumindo 5,3 nanowatts. Para manter a bateria carregada, são necessárias 10 horas de luz ambiente por dia ou 1h30m da luz do Sol. O sistema é capaz de armazenar uma semana de informações úteis. Segundo David Blaauw “o próximo desafio é criar sistemas de escala milimétrica para usá-los no monitoramento de nosso corpo, de nosso ambiente e de nossas construções”.


Autora: Lesley Brandão
Fonte: CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Pesquisadores Montam Menor Computador do Mundo. Disponível em <http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/pesquisadores-montam-menor-computador-do-mundo-20110223.html>. Acesso em: 30, março, 2011.

Resistência à abrasão e expansão por umidade de concretos compósitos com borracha de pneus triturados

A destinação de resíduos de pneus é um grande problema ambiental, uma vez que são muito resistentes à degradação, sendo incompatíveis com a destinação para aterros sanitários. Utilizando-se como matriz uma base cimentícia e adicionando-se resíduos (fibras) a esse concreto estaremos desenvolvendo novos materiais denominados de compósitos. A finalidade de adicionar resíduos de pneus é a de procurar melhorar as propriedades desse material. Neste trabalho as frações escolhidas foram os resíduos que passaram na peneira de abertura de malha 1,19 mm e 2,38 mm, que resultou em frações de material mais uniforme.
Dentro das condições em que este trabalho foi realizado, os resultados obtidos, analisados e interpretados, permitiu-se que o uso de concreto com adição de resíduos de pneus pode ser feita em ambientes, como por exemplo, em calçadas, praças e pavimentos intertravados com solicitações leves. Este trabalho tem como objetivo reduzir o consumo do cimento e contribuir ao meio ambiente.


Autor: George Washington da Silva Oliveira
Fonte: REVISTA TÉCHNE. Resistência à abrasão e expansão por umidade de concretos compósitos com borracha de pneus triturados. Edição 160, 18 de julho 2010.