terça-feira, 3 de maio de 2011

Ignição a laser vai substituir velas nos motores de carros

Há mais de 150 anos, as conservadoras velas de ignição têm sido as responsáveis pela queima do combustível nos motores de combustão interna, que equipam carros, motos, barcos e uma infinidade de aplicações estacionárias.
Mas parece que finalmente as montadoras estão próximas de viabilizar a substituição das velas de ignição pela ignição a laser, o que permitirá uma queima do combustível mais limpa e mais eficiente e, portanto, veículos mais econômicos.
A ideia de substituir a vela por raios laser não é nova. Mas lasers potentes o suficiente para inflamar a mistura ar-combustível de um motor eram grandes demais para caber sob o capô de um automóvel.
A tecnologia requer o uso de lasers pulsados com altas energias. Como acontece com a vela, uma grande quantidade de energia é necessária para produzir a ignição do combustível.

Esta fotografia, com exposição de alguns milissegundos, mostra tanto a fagulha gerada pelo laser quanto a ignição do combustível gerada por ela. 

Autora: Bruna Parente Granja
Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Ignição a laser vai substituir velas nos motores de carros. Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=velas-ignicao-ignicao-laser&id=010170110426>. Acesso em: 26, abril, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário