Há mais de 150 anos, as conservadoras velas de ignição têm sido as responsáveis pela queima do combustível nos motores de combustão interna, que equipam carros, motos, barcos e uma infinidade de aplicações estacionárias.
Mas parece que finalmente as montadoras estão próximas de viabilizar a substituição das velas de ignição pela ignição a laser, o que permitirá uma queima do combustível mais limpa e mais eficiente e, portanto, veículos mais econômicos.
A ideia de substituir a vela por raios laser não é nova. Mas lasers potentes o suficiente para inflamar a mistura ar-combustível de um motor eram grandes demais para caber sob o capô de um automóvel.
A tecnologia requer o uso de lasers pulsados com altas energias. Como acontece com a vela, uma grande quantidade de energia é necessária para produzir a ignição do combustível.
Esta fotografia, com exposição de alguns milissegundos, mostra tanto a fagulha gerada pelo laser quanto a ignição do combustível gerada por ela. |
Autora: Bruna Parente Granja
Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Ignição a laser vai substituir velas nos motores de carros. Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=velas-ignicao-ignicao-laser&id=010170110426>. Acesso em: 26, abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário