sábado, 7 de maio de 2011

Filme mais rápido do mundo é registrado em hologramas


Cientistas da Universidade Técnica de Berlim desenvolveram uma técnica capaz de captar imagens tão rapidamente que se torna possível filmar processos biológicos ocorrendo em nível molecular.
Para entender melhor como nosso sistema imunológico nos defende contra um vírus, ou os processos que ocorrem durante a fotossíntese, os cientistas precisam rastrear as reações e as interações em nível molecular, mas os processos não são apenas minúsculos - eles são extremamente rápidos e, por isso, muito difíceis de serem acompanhados.
A equipe coordenada pelo Dr. Stefan Eisebitt desenvolveu uma técnica capaz de fazer um "filme molecular", que mostra como uma molécula se comporta em um momento crítico de uma reação química e mesmo que ainda não seja uma super câmera pronta para uso, a técnica poderá se transformar em uma ferramenta fundamental para as pesquisas não apenas nas ciências da vida, mas também no desenvolvimento de novas fontes de energia, na química em geral e nas nanociências.

Aluna: Bruna Parente Granja

Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Filme mais rápido do mundo é registrado em hologramas. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=filme-mais-rapido-mundo-hologramas&id=010165110120 Acesso em: 03, maio, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário