sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sistema dessaliniza água do mar usando energia renovável

 

Sistema de Dessalinização

 

Um sistema mecânico capaz de transformar a água do mar em água potável utilizando energia renovável acaba de ser desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP, e poderá atender a necessidade de países onde a água potável não é um recurso tão abundante. O sistema denominado ‘’coluna de dessalinização ”funciona basicamente como um filtro, utilizando energia eólica e energia potencial gravitacional. O processo se inicia com o bombeamento de água salgada para a parte superior de uma coluna, em formato cilíndrico, onde há um reservatório. O peso dessa água impulsiona um êmbolo que pressiona o ar contido em uma câmara inferior do sistema. Esse ar exerce uma força sobre outro reservatório. A água contida nele é pressionada e passa por uma espécie de membrana, sendo esta o filtro do sistema, que compõe o método conhecido como ‘’osmose reversa’’. Assim, a água, antes salgada, passa pela coluna, onde é filtrada e transformada em água potável.



AUTOR: Diego Hideki Oda Aragão



Feira traz novidades tecnológicas em segurança pública no RJ

A maior feira do setor da América Latina acontece até a próxima sexta-feira, dia 15 de Abril, no Rio de Janeiro. Não é um feira de negócios como as outras. As mercadorias em exposição fazem parte do planejamento de segurança nacional. São ao todo 600 expositores de 53 países. O evento é fechado para convidados entre militares e executivos do mundo todo. O Brasil deve gastar 15 bilhões de dólares na área de defesa, sendo uma oportunidade para fornecedores de equipamentos e serviços apresentarem uma infinidade de produtos.  Uma empresa que faz parte da exposição fabrica 150 tipos diferentes de armas não letais e à possibilidade de aumentar os lucros na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. E nas áreas internas do ambiente onde vão acontecer os jogos é vetado o porte de arma letal. Com isso, as pessoas devem ser contidas com instrumentos que apenas cause uma incapacitação temporária e uma resposta não letal. A novidade na mesma linha é um spray colante, ou seja, uma alternativa para o gás de pimenta usado em situações de tumulto. Ela imobiliza pela perda de visão, pelo incômodo por ser uma cola poderosa e permite uma imobilização do agressor em um espaço de tempo mais curto pelo desconforto que ela causa. Para um especialista presente no evento, o avanço da tecnologia bélica trás benefícios a segurança publica que é adotada nas ruas das grandes cidades.


Autor: Priscila Castro Lima
Fonte: Band News. Disponível em http://bandnewstv.band.com.br/conteudo.asp?ID=463380. Acesso em 14 de abril de 2011.

Fim do HD, será?


 Os HDs como estamos acostumados a ver estão com os dias contados. Os novos discos de armazenamento dispensam a utilização de peças mecânicas na composição e são chamados de SSD. Alguns dos novos computadores já começam a apresentar esse novo tipo de armazenamento o Solid State Drive (SSD). Exemplos de computadores que já utilizam tal tecnologia só fazem aumentar, podemos citar o Macbook Air(notebooks ultrafinos da Apple) e o Samsung 9 Series. A Intel já é um dos maiores nomes na fabricação de discos rígidos sólidos, o que respalda a esperança que realmente essa novidade pode pegar. O armazenamento nos SSD se dão por memória Flash, sem a presença de partes mecânicas, com isso a leitura dos dados é feita de maneira quase instantânea. Se vai pegar? Ninguém sabe ao certo, porém o que se pode afirmar é que é uma tecnologia em ascensão e tem chances para tal, é melhor ficarmos atentos!

Autor: Ricardo Barbosa

Fonte TecMundo <http://www.tecmundo.com.br/9503-por-que-o-ssd-vai-destronar-o-hd-comum-infografico-.htm>