Com o objetivo de criar uma plataforma prática para a localização de cabos elétricos, adutoras e outros dutos, pesquisadores franceses e noruegueses estão aprimorando um georradar, um radar capaz de enxergar coisas enterradas no solo e o próprio solo e subsolo. Ele envia ondas eletromagnéticas em direção ao solo e sua antena captura os sinais que se refletem nos objetos e retornam para a superfície, sinais esses que emitem imagens dos objetos. A lista de aplicações é muito grande, podem ser utilizados também até para encontrar “tesouros perdidos” ou artefatos arqueológicos, analisando o local exato antes da perfuração, reduzindo o perigo de danificação do material encontrado. Os pesquisadores encontraram maior potencial de uso dos georradares na área de engenharia, sobretudo em estradas e túneis. Na Noruega, onde foi desenvolvida a pesquisa, a utilidade mais destacada pelos pesquisadores foi o monitoramento do efeito das baixas temperaturas do inverno sobre as estradas.
O georradar envia ondas eletromagnéticas em direção ao solo e sua antena captura os sinais que se refletem nos objetos e retornam para a superfície |
Autor: Gustavo Alves
Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Geo-radar revela segredos abaixo da superfície. Disponível em <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=geo-radar&id=010125110407>. Acesso em: 07, abril, 2011.
Muito boa essa !
ResponderExcluir