Físicos austríacos construíram o primeiro simulador quântico prático, uma ferramenta sonhada pelos cientistas que estudam os blocos básicos da matéria.
Incontáveis fenômenos se baseiam na natureza da física quântica: a estrutura dos átomos e das moléculas, as reações químicas, as propriedades dos materiais, o magnetismo e, possivelmente, também alguns processos biológicos. Como a complexidade dos fenômenos quânticos aumenta exponencialmente quando se aumenta o número de partículas envolvidas, o estudo detalhado desses sistemas complexos atinge limites práticos muito rapidamente.
Os computadores atuais simplesmente não conseguem lidar com a quantidade de cálculos necessários para simular esses fenômenos. Para superar essas dificuldades, os físicos vêm trabalhando no desenvolvimento de simuladores quânticos em várias plataformas - átomos neutros, íons ou sistemas de estado sólido.
Autor: Edmundo Mascarenhas
Fonte: Inovação Tecnológica. Disponível em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=simulador-quantico Acesso em 06/04/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário