A legenda mostra (a) o esquema de uma célula de memória flash normal e (b) o esquema da memória mecânico-eletrônica, cuja imagem real, feita por microscópio eletrônico, pode ser vista em (c) |
Um grupo de pesquisadores coreanos e britânicos está propondo que uma memória eletrônica pode ser mais eficiente se migrar de volta dos componentes puramente eletrônicos para os componentes mecânicos.
Segundo eles, essas memórias mecânico-eletrônicas superariam o desempenho das memórias hoje usadas em celulares, tocadores de MP3 ou máquinas fotográficas digitais - tanto em velocidade quanto em consumo de energia.
As memórias atuais usam componentes eletrônicos - basicamente transistores - para converter os dados - uma imagem ou uma música, por exemplo - em sinais que são armazenados na forma de códigos binários.
A nova memória mecânico-eletrônica usa um pequeno braço mecânico para transformar os dados digitais em sinais elétricos, permitindo que a memória funcione mais rapidamente e consumindo uma quantidade menor de energia em comparação com as memórias atuais.Autor: Bruna Parente Granja
Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Memória eletromecânica supera memória eletrônica. Disponível em <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=memoria-eletromecanica-supera-memoria-eletronica&id=010110110330>. Acesso em: 30, março, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário