Cientistas japoneses conseguiram obter em um laboratório células-tronco embrionárias de camundongos, capazes de se organizarem espontaneamente em uma estrutura semelhante ao olho. Em um meio de cultura desenhado especialmente para pesquisa, aglomerados de células se organizam sozinhas em uma estrutura de camadas e tridimensional. Nessa estrutura forma-se o cálice óptico, que corresponde ao estágio fetal do olho e que se desenvolve na retina durante fase embrionária, o qual direciona o destino e a posição das células, bem como o formato organizacional do olho. Segundo os estudiosos, a novidade conseguirá resolver um problema em embriologia que se sustentava há anos, não só pelo desenvolvimento de células diferenciadas, como também tecidos organizados, que podem auxiliar em aplicações da medicina regenerativa e têm a capacidade de dar origem ao cálice óptico. A criação ajudará na obtenção de novas alternativas para transplante de retina e tratamento de doenças oculares.
Cientistas japoneses obtiveram em laboratório células que se organizam sozinhas em estruturas semelhantes às que formam a retina |
Autor: Lucas Matheus de Oliveira Barbosa
Fonte: AGÊNCIA FAPESP. Cientistas criam olho a partir de célula-tronco. Disponível em: <http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/cientistas-criam-olho-a-partir-de-celula-tronco-09042011-0.shl>. Acesso em: 10, abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário