O Brasil adquiriu nessa semana um novo equipamento de tecnologia israelense para realizar ultra-som de um método mais avançado. Esse aparelho tem a capacidade de emitir ondas sonoras de alta freqüência capaz de destruir tumores sem a necessidade de uma cirurgia. Foi inaugurado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e em breve estará disponível à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o grande diferencial ainda é que com a ajuda de um equipamento de ressonância magnética, esse aparelho de ultra-som consegue focar até mil feixes em um único ponto, fazendo gerar uma fonte de calor que destrói apenas células cancerígenas, ou seja, não afeta células saudáveis. “A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário", afirma Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp.
Um detalhe importante é que nem todas as pessoas podem fazer o tratamento. Além de levar em conta o local dos tumores e o tamanho deles, é necessário fazer um estudo para saber quem pode passar pelo ultrassom.
Aparelho de ultrasom de alta freqüência |
Autor: Laian Souza Cunha
Fonte: GLOBO.COM. Instituto do Câncer de SP apresenta ultra-som capaz de destruir tumores. Disponível em <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/04/instituto-do-cancer-apresenta-ultrassom-que-dispensa-cirurgia.html>. Acesso: em 14, abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário