domingo, 24 de abril de 2011

USP desenvolve exoesqueleto robótico

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) realizam um projeto que visa o estudo de um controle motor do braço através de um dispositivo robótico, simulando funções.
Os cientistas trabalham com o desenvolvimento de um exoesqueleto robótico capaz de amplificar movimentos de pacientes que possuem contração muscular, mas que não conseguem realizar movimentos com o braço.
Alguns protótipos já foram produzidos com o intuito de testar o conceito idealizado. Segundo os pesquisadores, a maioria das próteses utilizadas por pessoas com deficiência são passivas (ou seja, tem uma finalidade maior de estética), todavia sistemas ativos andam tendo um crescimento de destaque com o passar dos últimos anos.
Em busca de introduzir ações aparentemente simples, mas que implicam em mudanças radicais na vida de muitos, é que o projeto ganha consistência e notoriedade no cenário acadêmico nacional.


Autor: Diego Souza.
Fonte: Portal EXAME.COM. USP desenvolve exoesqueleto robótico. Disponível em <http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/usp-desenvolve-exoesqueleto-robotico>. Acesso em: 20, abril, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário