Para cada ônibus ou caminhão velho que for retirado das ruas, 38 novos veículos pesados poderão circular em seu lugar emitindo, juntos, o mesmo nível de poluição. Este é um dos principais resultados da implantação das normas ambientais (Euro 5), que entraram em vigor em janeiro.
A Mercedes-Benz foi a primeira montadora a apresentar à imprensa especializada sua proposta tecnológica, que é parecida com a que já oferece na Europa, mas com algumas adaptações para atender às condições brasileiras de clima, rodagem, relação peso-potência, além do combustível.
Para reduzir o volume de emissões de óxidos de nitrogênio e obter menor consumo de combustível, a tecnologia BlueTec 5 inclui a adição do Arla 32 (agente redutor líquido de NOx - óxidos de nitrogênio) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape pelo que engenheiros chamam de "redução catalítica seletiva".
Devido a esse processo, pode-se alcançar a otimização da combustão no motor, o que resulta em queima mais eficiente e menor emissão de material particulado e fumaça - uma das principais fontes de poluição, que será reduzida em 80% com esta nova tecnologia.
Autor: Eduardo Colmo
Fonte: DIÁRIO DO GRANDE ABC. Mercedes-Benz já tem o Euro 5. Disponível em: <http://www.dgabc.com.br/News/5879034/mercedes-benz-ja-tem-o-euro-5.aspx>. Acesso em: 13, abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário