Apesar da crescente evolução da tecnologia digital dos últimos anos, computadores portáteis, telas sensíveis a toque e internet continuam uma realidade distante da maioria das salas de aula do País. Para os especialistas, as novas ferramentas tecnológicas podem e vão mudar o modo de ensinar no futuro. Com a popularização dos tablets – computadores portáteis sensíveis ao toque –, o Ministério da Educação decidiu, por sua vez, estudar como a ferramenta pode ser aproveitada em sala de aula.
Desde 2007, por exemplo, o Governo Federal financia iniciativas do projeto “Um computador por aluno”, disponível para apenas 150 mil alunos atualmente. No futuro, porém, esses laptops poderiam ser trocados pelos tablets.
Uma instituição privada de ensino superior, o grupo Estácio, está liderando uma experiência pioneira no assunto: 5,5 mil alunos e 500 mil professores receberão tablets ainda este ano para substituir cadernos, livros e para assistir a aulas online. Para a instituição, mais do que facilitar a vida do aluno, a ferramenta garantirá inclusão digital.
Autor: Eduardo Colmo
Fonte: IG ÚLTIMO SEGUNDO. Ministério da Educação estuda uso de tablets nas escolas públicas. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/ministerio+da+educacao+estuda+uso+de+tablets+nas+escolas+publicas/n1300061216782.html>. Acesso em: 13, abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário