Um novo equipamento desenvolvido por pesquisadores das universidades de São Paulo(USP), de São Carlos e da Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP), no Brasil, está para ser testado no tratamento da osteoporose.
Trata-se de uma cadeira que emite sinais elétricos. O tratamento é indolor e as sessões não excedem os 20 minutos. Para realizar o tratamento, o paciente deve ficar sentado na cadeira e apertar um botão. A cadeira usufrui de duas placas, que formam um campo elétrico.
Segundo a fisioterapeuta da Unifesp, Ana Paula Lirani Galvão, quando o campo elétrico atinge os ossos, algumas células do organismo captam os sinais e estimula a formação de uma nova massa óssea, o que aumenta a absorção de cálcio. O objetivo dessa nova técnica é criar os sinais elétricos, que o organismo de uma pessoa com osteoporose deixou de enviar e, assim, estimular a formação da nova massa óssea.
Autor: George Washington da Silva Oliveira
Fonte: CIÊNCIA HOJE. Cadeira elétrica para o tratamento da osteoporose. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47181&op=all>. Acesso em: 23, abril, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário