terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema automático de controle de iluminação

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro –BA desenvolveram um tipo de vidro que muda de cor e fica opaco à medida que a temperatura aumenta. A janela inteligente, batizada de Sistema Automático de controle de iluminação (Saci) é o primeiro produto tecnológico desenvolvido pela pós-graduação. O Saci é formado por duas lâminas de vidro distantes 2 milímetros uma da outra e o espaço entre elas contém uma solução nanoestruturada (partículas cuja dimensão é de um bilionésimo do metro). Essas nanoestruturas controlam a transparência do material, pois são afetadas pela temperatura, fazendo com que aumentem ou diminuam de tamanho. “Quando a temperatura está alta, acima de 30°C, o vidro fica opaco, praticamente branco. Aos 28°C exatamente, ele volta a ficar transparente. E numa temperatura de 26°C, adquire uma cor também opaca, mas meio azulada, explica o aluno Evando Santos Araújo, 23 anos, que está desenvolvendo o trabalho em seu curso de mestrado.”
Segundo os pesquisadores, o Saci também impede a passagem dos raios solares UVA e UVB, controlando o nível de iluminação ambiente. Contribui ainda para deixar a temperatura interna mais agradável.” O custo para produzir um metro quadrado da janela inteligente é de R$ 29, o qeu pode ser diminuído numa produção em larga escala.
Helinando Oliveira ressalta que há outras possibilidades de aplicação do sistema. Ele pode ser utilizado para embalagens de vacina, bolsas de sangue e outros itens que dependem do controle de temperatura para se manter em boas condições de uso, diz o professor”.

Autor: Malu Lima
FONTE: REDETEC. Sistema automático de controle de iluminação. Diponível em http://www.redetec.org.br/inventabrasil/sacijan.htm Acesso em: 28, março, 2011.

Um comentário: